Muito se fala das groselhas vermelhas, mas o que os portugueses ainda não sabem é que a groselha preta é o truque para o sucesso de muitas composições onde entra, doces, xaropes e sumos.Ela é a estrela que confere o melhor sabor e sucesso aos doces de frutos vermelhos, e mesmo usada em pouca quantidade num doce de morango, ele fica muito melhor do que o morango a solo.
As groselhas em geral quer sejam brancas, vermelhas ou pretas, necessitam de muitas horas de frio para terem muita produção, consoante o país e dentro dele a zona em que nos situamos, é necessário calcular o tempo de horas de frio, ou optar por variedades que necessitam de menos horas de frio para obter rendimento.As zonas a norte de Portugal são excelentes, quanto mais frias no Inverno, mais produção têm.
A groselha negra adora um adubo nitrogenado, no final de fevereiro usar um composto á base de estrume de galinheiro ou outro , sem encostar nas raízes, pois o sistema de raízes é muito superficial, o azoto contido no estrume é uma mais valia, pois a groselha precisa deste nutriente em doses abundantes.
Quanto ao solo, não é tão esquesita como as suas "primas" framboesas, se o solo for um pouco argiloso, nada de mal lhes acontecerá.
As groselhas pretas são do tipo arbustivo, necessitando de uma poda ligeira para deixar o sol entrar dentro do arbusto, para isso ver se há ramos que se tocam, e cortá-los caso isso.
Demoram pelo menos um ano após a plantação a estabelecer raízes e por isso ás vezes só depois de dois anos é que dão produção pela primeira vez, de três em três anos, convém cortar o arbusto quase rente ao solo, dar uma poda geral e cortar os ramos todos, para reanimar a planta, ela rebentará toda de novo.
As groselhas negras, assim como as vermelhas se plantadas em vasos, exigem um vaso largo, o importante é o diâmetro á volta das raízes e não a profundidade, como já disse mais acima, o sistema de raízes é muito superficial, elas dar-se-ão muito bem num recipiente com 50 cm ou mais de diâmetro.
Sem comentários:
Enviar um comentário