quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

frutos tropicais



                                                     Jaca (Jack fruit)


Trouxeram-me uma jaca do Brasil, fruto muito saboroso, neste caso uma jaca mole, porque existem várias variedades, esta tem a particularidade de ter um sabor e consistência a banana, só que muito melhor, tipo com um toque de sabor a maracujá roxo, muito ao de leve.
Nunca tinha provado, e gostei muito.
Abre-se e dentro encontramos uma espécie de gomos que envolvem as sementes estas que são também comestíveis depois de preparadas para tal, mas a parte mais interessante são os ditos gomos, muito saborosos, come-se e sabe a pouco, apesar de ser um fruto muito grande, é que se começa a comer e não se pára.




Abri a jaca ao meio e tirei os gomos das sementes, como sou dada a experimentar cultivar coisas que ninguém se lembra (em portugal), guardei as sementes no frigorífico uns dias e plantei-as em pleno Dezembro, sem esperança que fossem algum dia germinar, fui passar uns dias fora nas férias do natal e qual não é o meu espanto quando vi que as sementes tinham germinado!demoraram quase um mês a germinar, e germinaram todas,  Dezembro de 2015 não foi particularmente frio e estavam dentro de casa, mas pensei que não resultasse de todo.
















































E cresceram bem, já têm folhinhas.

O substrato usado foi terra de saco (de pouca qualidade) e húmus de minhoca, que já se sabe ser uma espécie de milagreiro para tudo, nunca me arrependi de gastar um dinheiro a mais em húmus de minhoca, existem  várias marcas no mercado.





A jaca precisa de clima quente, pouca humidade e muito espaço, é árvore para atingir 40 metros de altura e seus frutos pesarem até 40kg, no caso da jaca mole ou 50kg no caso da jaca dura.
 Por isso penso que não será boa ideia descansar debaixo de uma jaca.

Nasceram cerca de 17 plantas e ainda tenho no frigorífico outras tantas sementes para germinar, quero ver se após dois ou três meses no frigorífico (geladeira) ainda germinarão.

Ainda não sei que destino lhes dar a estas que nasceram.