segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Framboesas Marastar, trabalhos pré- primavera



                                          Marastar

Esta é a verdadeira "Star" dos nossos jardins/ quintais, escolhi-a com o propósito de irmos até ali ao jardim e colher fruta em abundância do pé na hora, duas vezes no ano, é uma espécie remontante desde o primeiro ano nunca me decepcionou, o criador-obtentor desta variedade promete 3 kg ou mais por pé, acredito que  um inverno com bastantes horas de frio, fará uma boa produção, este ano não vai ser grande ano, não esteve frio suficiente, mas espero que dêem pelo menos um quilito cada.
 Ainda tinha umas dezenas em vasos ao pé da porta de casa no varandim, mas resolvi transplanta-las para o  meu quintal- jardim , cá vão umas fotos.

filhotes (baby plants) e estacas do ano de marastar



Ao plantarem framboesas ou amoras se a terra tiver com composto desde o ano anterior, pelo menos seis meses a decompor, tudo bem , caso contrário não metam nada, porque são muito sensíveis, após três meses de plantação ponham pouco adubo ou estrume, porque são plantas nada exigentes em termos de adubagem, assim como as groselhas vermelhas, as groselhas pretas(cassis) é que são as gulosas da família, adoram compostos fortemente nitrogenados.

A marastar tem um porte ereto, mas quando calha a carregarem com fruta, vergam bastante, por isso é bom arranjarem um suporte para elas.

Primeira fileira de marastars


Como qualquer outro fruto vermelho temos de ter cuidado para as raízes não encharcarem, aconselho a fazerem camalhões, ou então, não abusem na hora de regar, a principal causa das mortes arbustos dos frutos vermelhos é causada por fungos, por causa das regas excessivas, há pessoas que me dizem que os morangueiros, ou a framboesa está a secar, que se calhar precisa de mais água, realmente a planta está a secar, mas é porque o fungo dá-lhe esse aspecto, digo logo, não regues, as pessoas dizem - mas está a secar!
Eu -Não está a secar nada, se regares mais, ela vai morrer tu vais ver.Os sintomas de excesso de água, são iguais aos de seca extrema, se me dizes que a estás a regar e ela está a secar é porque estás a regar demais.O normal nos meus amigos mais teimosos é passado dois meses dizerem, ah tinhas razão a framboesa morreu, eu até comecei a rega-la todos os dias e morreu na mesma.
Também admito que o sei por experiência própria, assim como regar de
manhã antes das horas do calor, já estraguei dezenas e dezenas de morangueiros por regar de manhã no verão, para mim chegou, agora  regas, só ao final da tarde.