terça-feira, 15 de setembro de 2015

Framboesas




Hoje vou falar de espécies de framboesas muito boas para cultivar em casa, e óptimas para quem não tem terreno e quer cultivar em vasos para ter a sua colheita "mesmo á mão de semear".
São elas as três estrelas das minhas receitas em casa  e da fruta em fresco: heritage, pela produção rápida de filhotes e boa framboesa, a Marastar, que promete cerca de três quilos por pé e a Sumo pelo tamanho e aspecto da fruta.

Todas três são framboesas remontantes, dão uma produção no Outono (fim de agosto até novembro dependendo da espécie) e nessa mesma cana (pé), na primavera seguinte dará mais uma colheita, após dar essa colheita, corta-se a cana até um centímetro do chão.Ao cortar-se estimula-se a raíz para a produção de mais canas novas.

O conselho que dou é manter as framboesas em sombra parcial, nunca em sol direto, no inverno não há problema, mas no pico do verão elas não aguentam o calor, tanto é que nas estufas profissionais de produção de framboesa é usada uma rede de sombreamento no verão, para que o sol não queime as canas, e a  conjugação de golpes de calor com alguma humidade provoca o aparecimento de fungos invisíveis que provocam o deperecimento da planta, apodrecendo-a, dando a sensação que a planta está a murchar.

Framboesa marastar






Marastar- a Marastar é a estrela da horta, dá fruta até mais não, desde que a zona tenha frio que chegue, aconselho esta espécie a quem more no Centro ou a Norte de Portugal, não é usada por produtores de frutos vermelhos, apesar da sua grande produção pois não aguenta grande tempo nas prateleiras, não é firme o suficiente para o mercado exigente da fruta em fresco,escurece um pouco depois de ser apanhada como se vê na foto, mas que é saborosa é, pode ser usada para a industria da transformação e congelação:por exemplo framboesa congelada, licores,vinhos, vinagre ou doce de framboesa.Exige sombra no verão.
 Este ano tive muitas framboesas desta raça,é realmente um prodígio, mas não é usada pelos produtores de frutos porque amolece rápido, é daquelas para se ter em casa e comer logo na hora, e não para mercado de expedição de fruta fresca, é quase do tamanho da framboesa sumo, vale a pena comprar se gostar de cultivar, as minhas vieram de França, comprei-as online, o transporte ficou caro, mas não me arrependo, é colheita garantida!







Heritage


Heritage- resistencia, sabor e fácil propagação ou melhor disseminação dos pés, de um pé fazem-se sete ou mais, a marastar também é de disseminação fácil, o fruto é mais firme que a Marastar.



         Sumo2

Sumo2- Esta espécie promete frutos grandes do tamanho de uma moeda de dois euros.As canas são grossas e firmes de boa qualidade e dá muito fruto de bom tamanho, mas nem sempre homogéneo, do mesmo calibre.
Estou contente com esta espécie.A firmesa é intermédia, entre a marastar e a heritage.

Todas as espécies que mencionei dão a primeira colheita logo no primeiro ano em que são plantadas na primavera-verão e uma segunda no final do verão.

reproduzir frutos vermelhos no Outono

Com o verão a terminar é necessário pensar em reproduzir os nossos arbustos de frutos vermelhos, para fazer render as produções, há espécies que podem ser multiplicadas de mais de uma forma , outras de menos formas.




    Resultado de imagem para murier
     Amora








Amoras - Estas multiplicam-se de várias formas, mergulhia, que consiste em mergulhar (enterrar) a extremidade de um ramo na terra até que ele ganhe raiz, depois corta-se para que se separe da mãe planta, pode-se fazer isto ás vezes que se queira.No final do verão pode também cortar-se o pé que frutificou, este não voltará mais a dar fruto, dividi-lo em secções e de um ramo de amora podem fazer-se 20 novas plantas ou mais, dependendo do tamanho do ramo.De denotar-se que ao podar o ramo que frutificou, também estimulará o sistema de raízes a produzir pés novos apartir da planta mãe.
            





      
       Rebentão de estaca de amora

      
      Amora com raiz obtida por mergulhia de ramo






      
      Mergulhia de amora





Framboesas - O melhor método de multiplicação é o podar rente ao chão os pés que frutificaram duas vezes no caso das framboesas remontantes, ou de uma vez no caso das framboesas não remontantes.
Isso estimulará o sistema de raízes a produzir plantas novas.

Groselhas- As groselhas funcionam como as amoras. Ao podar-se os ramos que estão a mais, que estão muito encostados, podem dividir-se em secções,retiram-se as folhas, espetam-se na terra, vai-se regando até que peguem, não convém tocar nessas estacas, pois estão sensíveis, e se lhes tocar-mos elas acabam por não criar raízes.O método de estaquia é usado para muitas espécies de ramos lenhosos e semi-lenhosos, com sucesso.Para facilitar mais o processo, há quem use hormonas de enraizamento, que se compra em lojas da especialidade.


Resultado de imagem para bouturage groseillier
Estacas de groselha


Resultado de imagem para bouturage groseillier
Rebento,sinal que a estaca pegou