terça-feira, 15 de setembro de 2015

reproduzir frutos vermelhos no Outono

Com o verão a terminar é necessário pensar em reproduzir os nossos arbustos de frutos vermelhos, para fazer render as produções, há espécies que podem ser multiplicadas de mais de uma forma , outras de menos formas.




    Resultado de imagem para murier
     Amora








Amoras - Estas multiplicam-se de várias formas, mergulhia, que consiste em mergulhar (enterrar) a extremidade de um ramo na terra até que ele ganhe raiz, depois corta-se para que se separe da mãe planta, pode-se fazer isto ás vezes que se queira.No final do verão pode também cortar-se o pé que frutificou, este não voltará mais a dar fruto, dividi-lo em secções e de um ramo de amora podem fazer-se 20 novas plantas ou mais, dependendo do tamanho do ramo.De denotar-se que ao podar o ramo que frutificou, também estimulará o sistema de raízes a produzir pés novos apartir da planta mãe.
            





      
       Rebentão de estaca de amora

      
      Amora com raiz obtida por mergulhia de ramo






      
      Mergulhia de amora





Framboesas - O melhor método de multiplicação é o podar rente ao chão os pés que frutificaram duas vezes no caso das framboesas remontantes, ou de uma vez no caso das framboesas não remontantes.
Isso estimulará o sistema de raízes a produzir plantas novas.

Groselhas- As groselhas funcionam como as amoras. Ao podar-se os ramos que estão a mais, que estão muito encostados, podem dividir-se em secções,retiram-se as folhas, espetam-se na terra, vai-se regando até que peguem, não convém tocar nessas estacas, pois estão sensíveis, e se lhes tocar-mos elas acabam por não criar raízes.O método de estaquia é usado para muitas espécies de ramos lenhosos e semi-lenhosos, com sucesso.Para facilitar mais o processo, há quem use hormonas de enraizamento, que se compra em lojas da especialidade.


Resultado de imagem para bouturage groseillier
Estacas de groselha


Resultado de imagem para bouturage groseillier
Rebento,sinal que a estaca pegou

Sem comentários:

Enviar um comentário